Ok, novas regras em vigor para os challenges. LEIA antes de postar o seu challenge.
(tópico igualmente postado em "Guia dos Escritores - Challs")
Sobre o limite de challenges por vez.
1) Para evitar que explodam challenges de uma vez só, e também para garantir que todos poderão participar, tanto escrevendo quanto mestrando, foi decidido que haverá um número limites de challenges na seção de fics. Esse limite será de:
1.1) Challenges compridos: apenas dois por vez, com possibilidade de prorrogação.
1.2) Challenges médios: apenas três por vez, com possibilidade de prorrogação e de abertura para um quarto (com conversa com um dos moderadores, quem sabe?)
1.3) Challenges relâmpagos: sem limite, SEM possibilidade de prorrogação.
Entende-se por
1.1.1) Challenge comprido: challenges que durem entre quatro e seis meses. Dificuldade e complexidade maiores, de acordo com a visão do mestre.
1.2.1) Challenge médio: challenges que durem entre um e três meses. Dificuldade e complexidade médias, de acordo com a visão do mestre.
1.3.1) Challenges relâmpagos: challenges que durem uma semana. Dificuldade e complexidade geralmente moderadas ou baixas, visando a confecção de fics rápidas.
Sobre as prorrogações:
2) Apenas os challenges compridos ou médios apresentam possibilidade de prorrogação, CONTANTO que essa prorrogação NÃO exceda o tempo máximo de challenge. Por exemplo, se você criar um challenge de dois meses (sendo, portanto, um challenge de nível médio), o máximo que poderá prorrogar é em um mês, atingindo o máximo de três (característico dos médios). NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE MUDAR A CATEGORIA DO CHALLENGE. Então, tenha muito bom senso na hora de estipular o tempo do seu challenge. Avalie sua dificuldade e veja quanto tempo será necessário, E PENSE EM POSSÍVEIS PRORROGAÇÕES. Porque, se você colocar o prazo máximo de sua categoria, você não poderá prorrogar. Às vezes, é preferível colocá-lo em uma categoria acima desde o começo.
(Mas pedimos também que tenham bom senso ao estipular a dificuldade de seus challenges. Tenham cuidado para não criar um challenge e estipulá-lo como "comprido" sendo que ele se encaixaria facilmente em "médio", por exemplo. Ou criar um challenge mais demorado e fazê-lo relâmpago).
2.1) Toda prorrogação deve ser avisada tanto no tópico do challenge em questão quanto na Agenda de Challenges.
2.2) Relembrando: CHALLENGES RELÂMPAGOS (de uma semana) NÃO PERMITEM PRORROGAÇÕES.
2.3) Não é necessário declarar a razão da prorrogação, subentende-se que o mestre acha que o challenge precisa de um tempo a mais, e isso é o suficiente.
2.4) O mestre pode prorrogar o challenge APENAS ENQUANTO ELE ESTIVER DURANDO. Se ele já terminou, NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE PRORROGAÇÃO. Exemplo: se o seu challenge termina no dia 01/03, VOCÊ TEM ATÉ O DIA 01/03 PARA PRORROGAR. Se você não o fez, no dia 02 já não será possível, o seu challenge será considerado como finalizado.
Sobre a data de finalização dos challenges.
3) A data de finalização do challenge se refere APENAS à ENTREGA das fics participantes. NÃO há um prazo para a entrega dos resultados por parte do mestre, só pedimos que os poderoros chefões tenham bom senso na hora de corrigir e não demorem muito para anunciar os vencedores e postar a correção.
Pergunta random: Então, digamos que eu viaje na semana que meu challenge termina. Não haverá problema se eu atrasar na entrega dos resultados por isso?
Resposta mais random ainda: Não, não haverá. Se você quiser avisar que viajará ou algo do estilo, e por isso pode atrasar a correção, será bem vindo, mas problema não haverá, de início. Mas, novamente, pedimos que não exagere no tempo de correção, porque o atraso pode até não atrapalhar no andamento dos próximos challenges, mas nenhum participante gosta de esperar muito, achamos.
3.1) Caberá ao mestre verificar a data da entrega da fic participante de seu challenge. MESMO QUE ELE NÃO VEJA NO DIA DA FINALIZAÇÃO. Tanto por MP quanto por e-mail e até mesmo por mensagem normal, é possível ver dia e hora da entrega da fic, portanto o mestre é quem se responsabiliza por cuidar dos prazos. Sejam justos, mestres!
Nota pessoal: como o fórum está em um fuso horário diferente (creio que de Londres), e também temos pessoas de outros países em nosso fórum (oi Portugal), acho justo que, mesmo depois do fim do challenge, deixar um limite de algumas horas a mais, de acordo com a vontade do mestre. Novamente, juízo, chefinhos! Também não aceitem fics com uma semana de atraso, né?
Nota mental para mim mesma: perguntar para a Venenosa se tem como cada um mudar o fuso horário do fórum, para que a pessoa ver exatamente a que horas a mensagem chegou em sua página. Postar a resposta assim que descobrir.
3.2) A DATA BASE DA DURAÇÃO DO CHALLENGE SE DÁ PELA SUA DATA DE FINALIZAÇÃO. Portanto, se você está esperando para postar o seu challenge (e não postou antes porque o número limite de challenges da sua categoria já estava lotado, por exemplo), baseie-se NAS DATAS DE FINALIZAÇÃO. Assim que o challenge terminar para os participantes (e não houver prorrogações), e consequentemente houver vaga na categoria, você pode postar o seu. Não é necessário esperar a postagem dos resultados. Fiquem de olho na Agenda de Challenges, ela existe para isso.
3.3) Caso haja um grande número de challenges esperando para serem lançados, será criado uma lista de espera, que será postada na Agenda de Challenges (por enquanto. Eestamos vendo se criaremos um tópico em especial para isso). Mas, para tanto, é necessário que haja contato permamente com a Moderação. Apesar de acompanharmos a seção, não lemos suas mentes férteis e inteligentes, então não saberemos facilmente se você está esperando meses para postar um challenge ou não.
Sobre a postagem de challenges
4) O mestre pode postar o challenge de acordo com sua vontade. Ele é o responsável pela fiscalização, correção, criação das regras, bônus, delimitação de prazos, prorrogações, estilo do challenge, tema, fandom, premiação etc. A única coisa que se pede é que obedeça o número limite de challenges por vez.
4.1) Qualquer membro do fórum, incluindo a Moderação, pode criar challenges.
4.2) É VEDADA a criação de challenges por parte de convidados. Se quiserem criar, terão que se cadastrar no fórum, com login, nick e tudo.
4.3) Ao postar o challenge, o mestre deve, imediatamente, postar as informações na Agenda de Challenge (com link para o tópico do chall, bem como data de início e data de entrega), e assim que ele lançar os resultados, também deve avisar isso na Agenda e no tópico de Challenges finalizados (com o nome dos ganhadores, link para a avaliação da correção, data em que o challenge foi finalizado e data em que o resultado foi entregue).
4.4) O membro do fórum só pode mestrar UM CHALLENGE POR VEZ. Não será justo que ele ocupe mais de uma vaga de challenge sendo que ele já tem um em andamento (mesmo que o outro challenge se encontre em outra categoria). Todos merecem brincar, não acham?
Mais uma pergunta random: digamos que eu ganhei dois challenges e, consequentemente, vou postar os próximos. Não posso postá-los de uma vez só?
Resposta: bem, se esse for o caso, primeiramente parabéns a você. MAS NÃO, não poderá. Sabemos que as pessoas vão esperar pela próxima edição de cada challenge, e que alguns já estarão te perseguindo com uma machadinha para que você poste o novo desafio, mas ainda assim, poste UM POR VEZ. Recomendamos que você veja qual é o mais esperado ou o que aconteceu há mais tempo, para que assim ninguém espere TANTO por causa desse fator.
4.5) Qualquer tipo de challenge poderá ser aberto. Independente de temas, fandoms ou gostos, o Twilight Haters Brasil aceitará qualquer tipo de challenge. Pedimos apenas, e novamente, bom senso por parte dos mestres. Embora não seja uma regra, recomendamos que não abra um challenge de algo que ninguém/quase ninguém conhece ainda, porque as chances de não emplacar podem ser grandes.
Sobre a premiação dos challenges
5) Cabe ao mestre entregar os prêmios aos vencedores, e também cabe ao mestre decidir que prêmios serão esses, e quais participantes irão ganhar (só o primeiro colocado? Ou os três primeiros? Ou todos?). A única regra existente é que o vencedor do challenge será, automaticamente, o próximo mestre.
5.1) O vencedor do challenge PODE se recusar a mestrar o próximo challenge, se esse for o desejo dele. Nesse caso, o próximo mestre será, automaticamente, o segundo colocado, e assim por diante.
5.2) Caso NENHUM dos participantes aceitem ser o próximo mestre, caberá ao último mestre escolher para quem passará o bastão.
5.3) Haverá o limite de UM MÊS para o mestre anunciar quem será o próximo chefão, a contar da data da entrega dos resultados (com possíveis prorrogações de prazo caso o mestre não tenha conseguido falar com o provável próximo mestre e recebido a confirmação de que ele aceita o cargo. Basta falar com a Moderação). Por isso, recomendamos que, antes de lançar o resultado, SE POSSÍVEL E DESEJÁVEL, já falar com o ganhador e ver se ele aceita a tarefa.
Sobre a entrega das fics participantes
6) Caberá ao mestre decidir por onde os participantes podem entregar suas fics, ele só precisa especificar na postagem do challenge. Lembrando que há a seção de Postagem no fórum, com as regras de postagem em "Guia dos Escritores - Postagem de fics", e que ele pode usar desse espaço para oferecer aos seus participantes, bem como as Caixas de Entradas de MP´s e sites como o Fanfiction.net e FictionPress.
6.1) Caberá ao participante atender as exigências de postagem do mestre, mas ele também terá liberdade de postar a sua fanfic em qualquer outro lugar que queira (ou de não postar). A única exigência é que a fic que será entregue AO MESTRE tenha os créditos "Fic escrita para o Challenge X, do Fórum Twilight Haters Brasil" em algum lugar. Por exemplo, se você entregou a fic por MP, deverá colocar NA MENSAGEM o crédito. Se foi na nossa seção, coloque NA POSTAGEM DA FIC NA SEÇÃO. Se foi no Fanfiction.net, coloque NO RESUMO DA FIC (idem para o FictionPress).
6.2) Caso ele poste em outro lugar, ou em algum site de fora, ele terá o direito de dizer OU NÃO que a fic foi escrita para o Challenge X do Fórum Twilight Haters Brasil. Nesse caso, a legenda não é obrigatória (mas a gente agradece a propaganda gratuita do fórum e da seção, viu?).
Sobre a participação no challenge
7) QUALQUER MEMBRO do fórum pode participar do challenge, incluindo a moderação do fórum, E INCLUINDO O MESTRE. A única regra é que a fic do mestre, CASO EXISTA, NÃO entrará no concurso, sendo apenas uma mera participante especial, ou o bom e velho "café com leite".
7.1) Exatamente por isso, a fic do Mestre não precisa atender aos limites de prazo de entrega, como as outras fics, MAS PRECISA SEGUIR TODAS AS REGRAS ESTIPULADAS, caso contrário não será considerada parte do challenge. Recomendamos, MAIS UMA VEZ, bom senso dos mestres; não postem a fic MUITO depois do fim do challenge, quando ninguém nem lembra mais o que aconteceu, qual foi o tema e quais eram as regras. Dica? Postem junto com o resultado. Dará a impressão de que é um prêmio a todos os participantes.
7.2) É VEDADA a participação de convidados do fórum nos challenges. Se você quiser participar, você terá que se cadastrar no fórum e ter o login, com nick e tudo, para poder enviar a sua fanfic e, assim, validar sua inscrição.
7.3) O participante pode mandar mais de uma fic por challenge, a não ser que o mestre especifique que isso não será possível.
7.4) O participante pode entrar em mais de um challenge por vez, se assim o quiser. Só cuidado para não entrar em muitos, se perder e, no fim, não enviar nenhuma fic.
Regras criadas entre 31/01/2010 e 01/02/2010. Válidas a partir de 01/02/2010, incluindo para os challenges em andamento.
E é isso. Alguma dúvida? Qualquer coisa, CALL US!